Esparguete disfarçada


Uma outra opção para juntar legumes às refeições das crianças é cortar os legumes fininhos e ao comprido para imitar esparguete.
Já existem máquinas manuais que cortam os legumes em espiral o que torna a tarefa mais fácil e o resultado mais perfeito.
Convém escolher os que têm sabor neutro ou adocicado, como courgete verde e courgete amarela, cenoura e couve branca.
Levemente cozidos a vapor ou salteados ficam fáceis de mastigar e não perdem o sabor nem as propriedades benéficas.

Se ainda assim não for do agrado dos pequenotes pode mesmo adicionar este preparado à própria esparguete passando assim os legumes a ficarem mais despercebidos.

Convém, no entanto, irmos falando dos benefícios da alimentação e dos alimentos dando exemplos e mostrando-os a pouco e pouco para que se torne um hábito o seu consumo e não um sacrifício.

Esta opção tem sido bem aceite!

Legumes à Brás



Uma das maneiras mais fáceis de introduzir vegetais na alimentação das crianças é nos tradicionais "Legumes à Brás"

Utilizei:

cebola rocha (por ser mais doce)
alho francês 
couve branca
courgete
cenoura
batata frita palha
ovo

Cortei a cebola, o alho francês e a couve branca em fatias fininhas, a cenoura e a courgete em cubinhos pequenos.
Escolhi legumes claros para evitar o "trauma dos verdes" que as crianças têm. A cenoura deu um colorido apelativo e é apreciada pelos pequenotes.
Passei tudo pela frigideira untada com azeite durante uns minutos, juntei a batata palha e os ovos.
Bem envolvido e sem deixar secar em demasia.
Não tem carne nem peixe, mas tem as proteínas do ovo.
Uma refeição saudável e que agrada sempre.

Um lanche colorido



Um excelente lanche para as crianças.

Receita:
Para fazer este smoothie, basta juntar uma banana e oito morangos congelados  antecipadamente, mas sem muito tempo de geleira, com leite vegetal e triturar no liquidificador.
A quantidade de leite que juntar irá determinar a consistência que mais goste.
Adicione uma folha de hortelã ou uma pitada de canela e sirva ou beba de imediato. 
Refrescante, suave e saboroso.
É excelente para as crianças que não gostam de comer fruta, para um pequeno almoço mais leve, para o meio da manhã ou até para um pós treino. 

Tenho sempre uma caixa com estas duas frutas cortadas no meu congelador, que vou utilizando e renovando frequentemente porque o gelo prolongado retira propriedades e sabor à fruta mas também porque faço quase diariamente este batido.

Sopa aveludado de ervilhas



Uma sopa aveludada muito bem aceite pelas crianças.
Por cima pode pôr ervilhas uma colher quantas ervilhas inteiras para enfeitar.

Receita:
A uma colher de sopa de óleo de côco juntei uma cebola grande picada, uma folha de louro e três alhos esmagados, deixando apenas aquecer para libertar o sabor dos ingredientes.
Adicionei o conteúdo de um saco de ervilhas congeladas, passadas por água para não colarem, um pouquinho de sal marinho integral e cobri de água.
Depois de cozer juntei um copo de água fria para arrefecer um pouco e aumentar o líquido.
Retirei a folha de louro, deitei um molho de coentros e deixei alguns minutos na potência máxima do liquidificador para ficar bem cremoso.
Servi quente com folhas de hortelã e tomilho ou sementes de sésamo (conforme o gosto)




Propriedades: Propriedade das ervilhas

Sopa cremosa de grão



Esta sopa cremosa e super nutritiva, é excelente e muito bem aceite pelas crianças, mas convém deixar apenas em creme, sem acrescentar as ervas aromáticas.
O ovo pode ser passado ou cortado conforme o gosto da criança.

Receita:

No liquidificador, juntei um pouco de grão acabado de cozer e alguma água da cozedura com folhas frescas de rúcula, espinafres, alface, quatro tomates cherry, tomilho, salsa e coentros.
Ao fim de um minuto tinha um creme delicioso. Juntei um ovo cozido e esfarelado (opcional que pode ser substituído por um pouco yogurte vegetal), oregãos, um fio de azeite e outro de vinagre de cidra.
Fiquei com um almoço muito rico e saciante.

Grão-de-bico

O grão tem enormes benefícios para a saúde porque ajuda a reduzir colesterol, fortalece o sistema imunológico, regulariza o funcionamento intestinal e ajuda a prevenir ou tratar anemia.
As suas proteínas, antioxidantes, fibras, ferro e ácido fólico encarregam-se de fazer tudo isto ao nosso organismo.

Para além de tudo isto, o grão de bico também melhora o humor porque possui altas taxas de triptofano, uma substância que estimula a produção de serotonina, responsável pela ativação dos centros cerebrais que dão a sensação de bem estar, satisfação e bem estar.
Por isso já é chamado o alimento da alegria!

Folhas Verdes

Todas as folhas verdes cruas são também fontes de minerais, fibras, cálcio e vitaminas. Estes vegetais agem de uma forma benéfica no corpo humano, desde a saúde cerebral à saúde da pele, prevenindo alergias e inflamações, entre diversas outras ações. 

Tomate

O tomate é um fruto rico em licopeno, um agente antioxidante e anti-cancerígeno que intervém nas reações em cadeia das moléculas de radicais livres, retardando o envelhecimento.
Aqui usei o tomate cherry por ter um sabor adocicado, não deixando acidez no creme